Publicidade

Anuncios Google

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

- A Arte de Enganar Segurança da Informação-

A história de Janie Acton

O Ataque Direto: Simplesmente Pedindo




Janie Acton era atendente do serviço ao cliente da Hometown Electric Power, em Washington, D.C.,
há pouco mais de três anos. Ela era considerada como uma das melhores atendentes, inteligente e
conscienciosa.



Era a semana de Ação de Graças quando esta ligação foi recebida. O interlocutor disse: 

"Aqui é Eduardo do Departamento de Faturamento. 

Tenho uma senhora na linha, ela é uma secretária do
escritório executivo e trabalha para um dos vice-presidentes, Ela está pedindo algumas informações e
 não posso usar o meu computador. 

Recebi um e-mail de uma garota de Recursos Humanos que dizia "ILOVEYOU" e quando abri o anexo, não consegui mais usar a minha máquina. 

Um vírus. Fui pego por um vírus estúpido. 

De qualquer forma, você poderia procurar algumas informações de cliente para mim?"

"E claro", Janie respondeu. "Ele destruiu o seu computador? Isso é terrível."

'Sim."

'Como posso ajudar?", Janie perguntou.

Nesse ponto o atacante recorreu às informações da sua pesquisa avançada para parecer mais autêntico. 

Ele descobriu que as informações que queria estavam armazenadas em algo chamado Sistema de Informações de Faturamento do Cliente e descobriu como os empregados se referiam ao sistema. 

Ele perguntou: "Você pode abrir uma conta do CBIS?"

"Sim, qual é o número da conta?"

"Não tenho o número, preciso que você a abra pelo nome."

"Muito bem, qual é o nome?"

"O nome é Heather Marning". 

Ele soletrou o nome e Janie o digitou.

"Aqui está."

"Ótimo, a conta está atualizada?"

"Hum, hum, está sim."

"Qual é o número da conta?", ele perguntou.

"Você tem um lápis?"

"Pronto para anotar."

"Número de conta BAZ6573NR27Q."

Ele releu o número e, em seguida, acrescentou: "E qual é o endereço de serviço?"

Ela lhe deu o endereço.

"E qual e o telefone?"

Janie gentilmente leu essa informação também.

O interlocutor agradeceu, disse adeus e desligou. 

Janie foi para a próxima ligação e nunca mais pensou nisso.

Kevin Mitnik

Nenhum comentário:

Postar um comentário