PWN2WIN CTF
Dia 11 de outubro ocorrerá uma competição de infosec (segurança da informação) chamada Pwn2Win. Será um CTF (Capture the Flag) organizado pelo TecLand Group e Epic Leet Team, time brasileiro que participa de competições do gênero. O evento será online e terá características de competições de Attack e Jeopardy-style. Terá duração de 24 horas consecutivas, e a equipe vencedora poderá escolher entre uma máquina seminova com proc. Core 2 Quad ou um Arduino Intel Galileo, ficando a opção não escolhida para a segunda colocada, e para a terceira, um Arduino UNO R3. Tendo em vista que um dos objetivos do evento é ajudar a promover o maravilhoso mundo dos CTFs no Brasil, alguns challenges não são complexos e exigem dos participantes apenas um bom raciocínio lógico e/ou pesquisa, possibilitando a diversão e o aprendizado tanto de quem já tem experiência, quanto de quem está iniciando agora nesse formato épico de competição, que conseguem envolver diversas competências dos players e equipes. As inscrições estão abertas, e podem ser vistas juntamente com as demais informações em http://ctf.tecland.com.br/Pwn2Win.
Carga horária: 24 horas
Calendário
11 de outubro a 12 de outubro de 2014
Local: Online
Local: Online
Mais informações
GERAL:
Quem está organizando?
O CTF Pwn2Win está sendo organizado pelos membros do TecLand Group e Epic Leet Team, time brasileiro que participa de eventos do gênero.
Objetivo:
O principal objetivo do Pwn2Win CTF é ajudar a promover o maravilhoso mundo das competições Capture the Flag no Brasil, e mostrar que esse tipo de evento é extremamente útil para a formação intelectual e profissional dos participantes, pois exercita o raciocínio lógico, trabalho em equipe, e capacita os players a pensar "fora do caixa" na resolução de problemas diversos.
Data:
Das 13h37 do dia 11/10 às 13h37 do dia 12/10 (24 horas consecutivas), online (GMT -3).
Inscrições:
As inscrições vão até às 23h59 do dia 07/10, pois precisamos preparar a infra de acordo com o número de inscritos.
Qual é o público alvo?
Todos os interessados por desafios em geral e computação (segurança da informação, redes, sistemas operacionais, programação...)
Deseja ajudar na divulgação?
Basta escolher um dos banners e colar na sua Universidade, Empresa, etc.
Criamos um pequeno vídeo explicando um pouco sobre CTFs e sobre a nossa competição. Se você quiser utilizá-lo para divulgar para sua turma, amigos ou colegas, veja-o aqui.
O que são CTFs?
CTF significa Capture the Flag. No âmbito da informática, são competições que envolvem diversas competências dos profissionais/estudantes/entusiastas para a resolução de desafios relacionados à infosec (segurança da informação), com o objetivo de capturar a bandeira (normalmente um código) e pontuar.
Tipos de CTFs:
Existem dois tipos de CTFs, os Jeopardy-style (estilo Quiz), que normalmente são online e servem como Qualificatórias para as Finais de Attack/Defense, que são realizadas on-site (offline). Ainda há a possibilidade do evento ser "híbrido", e misturar os dois tipos, como o Pwn2Win.
Attack/Defense: de forma genérica, as equipes recebem uma VM com diversos serviços (alguns vulneráveis), e o objetivo é capturar as bandeiras alheias e proteger as do seu time com patchs. No caso da nossa competição, esta etapa contemplará apenas a captura da bandeira (somente Attack).
Jeopardy-style: são apresentadas questões de diversas categorias, níveis de dificuldade e pontuações. As categorias variam de competição pra competição, mas as principais são: Reversing (Eng. Reversa), Crypto (Criptografia), Forensics (Forense), Miscellaneous (Diversos), Trivias (Triviais), Web Hacking, Networking (Redes), Pwnables/Exploitation, etc.
Para saber mais, acesse: https://ctftime.org/ctf-wtf/
PREMIAÇÃO:
1º Lugar: Máquina ou Galileo (conforme descrição abaixo);
2º Lugar: A opção que não foi escolhida pela equipe vencedora;
3º Lugar: Arduino UNO R3.
A equipe vencedora poderá escolher o prêmio que desejar, dentre as opções abaixo, ficando o que não foi escolhido para a segunda colocada, e um Arduino UNO R3 para a terceira.
Opção 01:
Uma máquina (sem periféricos e monitor), seminova, com a seguinte configuração:
- Intel Core 2 Quad Q8400 (Soquete LGA775, 4 núcleos, 2,66Ghz, Cache L2 4 MB, FSB 1333 Mhz);
- Mobo Asus P5QPL-AM (Soquete LGA775, FSB 1333 Mhz, Chipset Intel G41/ICH7, 2x240-pin DIMM - Max. 8 GB DDR2 1066(O.C.)/800/667 Non-ECC,Un-buffered Dual Channel Memory, Integrated Intel GMA X4500, Qualcomm Atheros Gb LAN, HD Audio 6-Channel CODEC, SATA 3 Gb/s...);
- 2x1Gb DDR2 667 Markvision Memory;
- Gabinete Pauta preto com fonte genérica;
- HD 80Gb SATA;
- Gravador de CD/DVD Samsung;
- Leitor de Cartões;
- Não inclui cabos externos, CDs de Drivers ou Manuais.
Obs: Caso a equipe escolha esse prêmio, o custo de envio (frete) será por sua conta.
Opção 02:
Arduino Intel Galileo.
Saiba mais aqui.
REGRAS:
Começamos pela parte burocrática, ou seja, o que você e seu time NÃO podem fazer. :)
- É expressamente proibido qualquer tipo de Ataque de Negação de Serviço (DoS/DDoS) contra os Servidores ou a Infraestrutura da competição.
- Não tente utilizar Brute Force no sistema de submissão das flags, pois elas são vacinadas. -.-
- Não apague arquivos do servidor da etapa de Attack, caso tenha a felicidade de conhecer suas entranhas. ;)
- Não compartilhe descobertas referentes aos desafios publicamente no canal do IRC. Bom, agora sim, regras mais informativas...
- Nosso canal oficial é o #TecLand na rede Freenode (irc.freenode.net), e é muito importante que todos players fiquem por lá no período da competição.
- As equipes poderão ter de 1 a 6 membros
- Dicas poderão ser ditas de forma direta ou indireta no canal, fiquem atentos! :)
- A competição começa às 13h37 do dia 11/10 e termina às 13h37 do dia 12/10, sendo 24 horas consecutivas, sem intervalo.
- As técnicas que podem ser utilizadas para a obtenção da flag na etapa de Attack são todas que não deixam os serviços indisponíveis.
- Qualquer tipo de violação às regras acarretará em desclassificação da equipe.
- Regra mais importante: divirta-se e aprenda muito! :)
FUNCIONAMENTO:
Os júizes serão os operadores do canal #TecLand na Freenode. Dúvidas, converse com eles.
A primeira etapa do CTF será de Attack e valerá 700 pontos. A cada hora, serão liberados de 2 a 3 challenges da etapa Jeopardy, até os mesmos esgotarem. Também poderão ser liberados conforme as equipes forem resolvendo-os. Eles terão pontuações diversas (de 5 a 100 pontos), e serão das seguintes categorias: Reversing, Networking, Forensics,Misc e Crypto.
As flags não tem um formato padronizado, mas você saberá que é uma flag quando achá-la! Observação: Os hashs MD5 da logo do ELT não fazem parte de nenhuma flag, não perca tempo com isso. :)
A indicação U++ que alguns challenges contêm, significa que esse desafio dá alguma dica em relação ao challenge principal da competição, ou seja, resolvendo ele você terá alguma pista a mais para a etapa de Attack (no caso, a Hint pode ser algum elemento do challenge, a forma como ele foi criado, ou até mesmo a flag).
Na etapa de Attack, há uma sequência lógica para seguir, basta conseguir achar o caminho das pedras e prosseguir rumo a vitória! Esta etapa exigirá, além de conhecimento técnico, muito raciocínio lógico dos competidores, o qual possibilitará dar "bypass" nas dificuldades e pegadinhas que encontrar no percurso de captura da flag. Pense fora da caixa!
Na etapa Jeopardy, as flags das Miscs de 5 a 8 pontos precisam ser escritas em lowercase e com leet speak nas vogais para serem validadas. Guarde bem essa dica, pra não reclamar na hora. :) Use: a = 4, e = 3, i = 1, o = 0.
Para download dos arquivos dos challenges da etapa Jeopardy, disponibilizaremos várias opções de cloud storage, como medida preventiva para evitarmos a indisponibilidade. Escolha somente uma das opções e faça o download.
O H1ntBot, que ficará no nosso canal, também dará dicas randômicas sobre os challenges.
VENCEDOR:
A equipe vencedora será a que pontuar mais dentro das 24 horas, ou a que atingir a pontuação máxima primeiro. Em caso de empate, será campeã a que chegou em menos tempo na pontuação de primeira colocada.
PATROCINADORES:
Agradecimento mais que especial para as empresas que nos proporcionaram a premiação para os vencedores:
Empresa GRSeitenfus, de Concórdia/SC.
PARCEIROS:
CONTATO:
Em caso de dúvidas, contate-nos pelo e-mail contato *at* tecland dot com dot br.
AGRADECIMENTOS:
Agradecimento especial aos amigos que participaram com ideias, códigos e/ou challenges:
Fábio Olivé, Nathan Scapini e o pessoal do INSERT, que organiza o CTF Hacking n' Roll, cujo alguns membros também são do ELT, e foi o evento que deu origem ao time. O 4º HnR ocorrerá dia 15/11, fiquem ligados! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário