Mas Barbaridade Tchê, é com gigantesco orgulho que nós do Severo TI, Abrimos os nossos trabalhos na mesma data que o evento decorrido, na FTEC durante todo o sábado dia 31/08/13.
E iniciamos nossa atividades com essa matéria, Tchê Linux 2013.
Bom como todos sabem para ser um Blog tem que ter um toque pessoal né então vou descrever os momentos vividos antes durante e após o Evento.
Roteiro:
Madrugada de Sexta para Sábado: passei a noite alterando as senhas de todos os meus aplicativos on-line, contas de e-mail deve ser no minimo umas 12, redes sociais, Facebook, Twitter e etc...Por que? por que o Mané aqui perdeu um pendrive, sem senha sem criptografia com um .txt com as contas e senhas.
6:30hs - Um breve descanso
Missão cumprida todas as senhas alteradas, fui dormir um pouco.7 :30hs - O despertar
Minha mãe chega do seu trabalho noturno e me acorda bem disposta a conversar e eu achando que estava no meio de um sonho, que nada!8:00hs - A despedida
Dou um beijo e um abraço gostoso no meu filho, que continua dormindo tranquilamente. E penso o dia vai ser longo sei que vou sentir saudades!8:30hs - A espera e a Partida
Anda to na parada de ônibus esperando o Maldito do ônibus!!!!!! Beleza até que emfim chegou. Vou aproveitar e dormir até chegar na ftec.9:10hs - A chegada
Beleza cheguei ali em cima do laço, faltando cinco minutos para iniciar a festinha, será que iria iniciar sem mim?COM CERTEZA!
Esse momento é um momento crítico, hora de decidir qual palestra Assistir, pois estavam rolando duas palestras simultâneas durante todo percurso do evento.
Segue a Programação na tabela a baixo verifiquem e depois me digam senão era difícil de escolher, uma palestra mais interessante que a outra caramba!
Sala 310 | Auditório (Sala 303) | |
9:00h | Início do credenciamento | |
9:15h | Abertura | |
9:30h | Desenvolvendo plugins para o Nagios com Shell Script | Realidade Aumentada no Android: Um guia para desenvolver sua primeira aplicação |
10:15h | Por que desenvolver orientado a testes? | Consumindo e produzindo jogos digitais em Linux |
11:00h | bash e gnu/linux | HTML5 na prática |
Intervalo para almoço | ||
13:30h | git init | Design e Audiovisual em Tecnologias Livres |
14:15h | Blender: O Básico da Modelagem 3D | Empreendendo com Python |
15:00h | Python/Zope/Plone[NOW] | Programação visual e possibilidades musicais com Puredata |
15:45h | Introdução ao SQLAlchemy | Automatização de tarefas na web com python/django |
16:30h | OWASP Top 10 2013 | Técnicas para ser um melhor sysadmin |
17:15h | Encerramento |
9:15hs - Abertura Ofcial do Evento
Professor Mauricio, nos dá as boas vindas abrindo oficialmente o Evento, e rapidamente já passa a bola! ops quero dizer a palavra para o Professor Carlos Bertoto, que chega a me impressionar e motivar, pois estou acostumado a ler na Info, ou assistir na TV as noticias relacionadas a StartUP's e ele nos apresentou uma das mais atraentes e bacanas das idéias já vista por mim.
Ok Explanação concluída e agora ?
Como Decidir entre uma ou outra com assuntos tão bons assim?
Desenvolvimento de aplicação para Androide ou Monitoramento de Sistemas com uma ferramenta chamada Nagios, até então desconhecida por mim.
Bom o Critério de desempate foi conhecer o palestrante, meu amigo Carlo Parisoto, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos.
Tecnólogo em Redes de Computadores pela Ftec de Caxias do Sul. LPIC-1 e palestrando pela terceira vez no Tchelinux.
Como Decidir entre uma ou outra com assuntos tão bons assim?
Desenvolvimento de aplicação para Androide ou Monitoramento de Sistemas com uma ferramenta chamada Nagios, até então desconhecida por mim.
Bom o Critério de desempate foi conhecer o palestrante, meu amigo Carlo Parisoto, tivemos a oportunidade de trabalhar juntos.
9:30hrs Desenvolvendo plugins para o Nagios com Shell Scrip
Foto feitas do Celular Severo TI |
1*-Palestrante: Carlos Alberto ParisottoNascido em 1991, trabalha há 5 anos com Linux
(com o conhecimento em algum ponto entre noobie e guru).Analista de suporte na Vendabem Informática.
Tecnólogo em Redes de Computadores pela Ftec de Caxias do Sul. LPIC-1 e palestrando pela terceira vez no Tchelinux.
Desenvolvendo plugins para o Nagios com Shell Script
Uma das melhores ferramentas de monitoração na atualidade, o Nagios apresenta como uma das principais características a facilidade de integrar com diversos plugins.
Serão apresentados alguns exemplos de shell scripts desenvolvidos para o Nagios, mostrando o funcionamento e detalhando como fazer para um script integrar com essa ferramenta, independente da linguagem, e, acima de tudo, mostrar como programação e administração de sistema podem trabalhar juntos.
O Nagios é uma excelente ferramenta para monitorar e prevenir problemas críticos em servidores de clientes ou de sua própria rede local.Algumas das minhas anotações feitas durante a apresentação:
Essa possibilidade de monitorar servidores ou host de uma a distância já que muitas vezes na prática atendemos mais de um cliente então isso é bom, outra informação citada pelo palestrante foi que é possível configurar a aplicação para envio de alertas por e-mail ou por SMS, ou seja temos mobilidade para monitorar a nossa aplicação mesmo que não se possa acessar a interface da aplicação, receber alertas importantes já me mantem informado, de como estão os processos e serviços que rodam no meus sistemas.
Imagem sacada da internet (google) |
- Outra das vantagens de se utilizar o Nagios diz o nosso interlocutor, é a possibilidade de podermos agendar os períodos de monitoramento através das Templates ou seja os arquivos de configuração do próprio Nagios. Nas Templates é onde definimos os hosts que serão monitorados, e quais serviços que queremos monitorar
- 2*- Com Nagios XI, você pode:
- Monitorar toda a sua infraestrutura de TI
- Detectar problemas antes que eles ocorram
- Saber imediatamente quando surgem problemas
- Compartilhar dados de disponibilidade com as partes interessadas
- Detectar falhas de segurança
- Plano e orçamento para upgrades de TI
- Reduza o tempo de inatividade e de negócios perdas
- Nosso Interlocutor nos mostrou alguns exeplos de scripts crioados por ele no nagis e suas aplicações, falou e nos mostrou também sobre aplicações utilizadas em produção atualmente por ele, ele desenvolveu um plugin para monitorar a validade dos certificados digitais de seus clientes, sendo que ele desenvolveu uma lógica bem interessante de alertas.
Dica de boas Práticas:
O nosso palestrante utiliza a a aplicação instalada em seu servidor, no caso dele o monitoramento se dá em servidores alocados nos clientes, onde roda a aplicação 7 x 24, nesse caso ele opta por: ter o Nagios instalado no seu servidor local e através de uma acesso por SSH, ele se conecta, extrai e monitora as informações sobre toda a Infraestrutura que é relevante para que o sistema Vendabem Gestão Comercial não parar.
E agora hein?
Novamente é chegada a hora de tomar uma Decisão: Desenvolvimento Orientado a Testes Ou Consumindo e Produzindo Games em Linux. Sem a menor sombra de Duvida como um gamers e consumidor de jogos foi assistir:
10:15hs - Consumindo e produzindo jogos digitais em Linux
1*- Palestrante: Felipi Medeiros Macedo
na empresa Fábrica do Design,e atualmente trabalha com pesquisa e desenvolvimento de habitats digitais para educação permanente à distância no Instituto Communitas para o Desenvolvimento Humano e Tecnológico.
Consumindo e produzindo jogos digitais em Linux
Dividida em duas partes, a palestra visa mostrar, num primeiro momento, as possibilidades de se jogar bons jogos em sistemas linux - emuladores, games nativos, Steam, Humble Bundle, jogos online etc.
Na segunda parte, pretende-se mostrar brevemente algumas tecnologias que possibilitem o desenvolvimento de jogos em linux, dando ênfase a software livre. Dentro das restrições de tempo da palestra, a ideia é que os participantes vejam brevemente alguns conceitos comuns de desenvolvimento de jogos, podendo ter autonomia para direcionar sua pesquisa posterior por uma ferramenta que mais se adeque às suas necessidades.
Algumas da minhas anotações feitas durante a apresentação:
A palestra se desenrolou em duas partes Consumo e desenvolvimento de jogos na primeira parte assistimos o desenrolar do nosso interprete sobre 4 temas básicos que envolvem os tema jogos digitais para computadores que utilizam software livre:- Jogando jogos para Windows em Linux
- Emuladores
- Jogos Browser
- jogos nativos
A segunda parte da sua apresentação se deteve a parte de developer, é engraçado por mais eventos que eu já tenha ido sempre tenho aquela friozinho na barriga, em que vou aprender técnicas praticas de desenvolvimento de games, mas nós saber que 45 minutos é o tempo necessário e suficiente para conhecermos melhor as ferramentas utilizadas no desenvolvimento de games e onde encontra-lás que já bom muito bom, por sinal.
Os Tópicos Principais da segunda para foram:
- Engines
- outras ferramentas
Foi muito interessante os esclarecimentos sobre as Engines, conjuntos de códigos que permite automatizar um pouco o processo de criação de games, ou de personagens em diversas linguagens.
Ficam as seguintes dicas:
Entender bem as Engines se e Engine escolhida será util no decorrer de todo o processo de criação ou desenvolvimento do jogo.
Identificar a compatibilidade, com a linguagem que vai ser utilizada no desenvolvimento do game.
Para Encontrar Engines disponibilizadas pelo Felipi, e outras informações sobre Games, sobre criação e desenvolvimento pode acessar o site/blog dele:
Outro comentário que eu achei interessantíssimo, durante a palestra foi, que o desenvovimento de games para HTML 5 vem ganhado espaço.
Também do crescente interesse da Indústria de Games em desenvolver para Linux.
Andei fazendo algumas pesquisas após a palestra e acredito que a Valve Desenvolvera de Jogos Como: Halfe Life e Counter - Strike, esteja sendo uma das Pioneiras e já vem ampliando algum tempo sua abrangência para Linux veja mais no site:
Clique na imagem para acessar o site:
3* - Plataforma de Entretenimento Social
Steam é o canal direto com os clientes. Tudo começou como um pequenoprojeto de ferramenta útil para atualizar Counter-Strike e se transformou rapidamente em maior plataforma do mundo dos jogos online. Vapor garante acesso instantâneo a mais de 1.800 títulos de jogos e conecta seus 35 milhões de usuários ativos para o outro e para nós. Através do Steam, os fãs podem facilmente comprar, jogar, compartilhar, modificar e construir comunidades em torno dos produtos da válvula, bem como títulos de outros estúdios de jogos independentes. Vapor está disponível em 237 países e 21 línguas diferentes.
A palestra foi encerrada com com uma conversa informal sobre Directx X OpenGL, e da incrível necessidade da industria evoluir seu hardware a cada 18 messes "Lei de Moore", Falamos especificamente em placas de vídeo aqui.
E o foi concluída a palestra com a descrição de Felipi sobre a sua iniciação a desenvovlimentos de jogos com o RPG Maker construtor de Jogos, 1ª Ferramenta para desenvolvimento utilizada pelo nosso amigo, e também citou, a evolução da ferramenta com a aplicação Ruby.
Novamente é hora de decidir entre ampliar meus conhecimentos com informações Sobre Bash e GNU/Linux ou HTML5?
Bom apesar de estudar e Redes, amar infraestrutura, manutenção de Hardware, suporte a usuário entre outras coisa não posso negar sou um, amante apaixonado por HTML é um assunto eu gosto muito.
Sabem eu não Fui sozinho não fui acompanhado do meu insepáravel, amigo vai comigo aonde eu for, até no banheiro me acompanha meu All Star.
11:00hs - HTML5 na prática
HTML5 na prática
Breve descrição e demonstração das vantagens e novas funcionalidades do HTML 5, incluindo Forms, Canvas e CSS 3. Será uma palestra básica explicando o que é o HTML 5, qual a diferença e vantagens do seu uso em relação aos outros padrões e uma breve demonstração das novidades que veem com ele passando por demonstrações das novas vantagens dos forms, da api para Canvas e falando um pouco também sobre as facilidades do CSS3.
Deu -se Inicio a palestra com alguns esclarecimentos básicos sobre HTML, CSS e Java, então logo em seguida partimos para as informações tão esperadas sobre HTML5:
- Controle Nativo de conteúdo multimídia
- Preparado para uso off line
- Melhora na depuração de erros
É Logico e obviamente se falamos de HTML independente de sua versão vamos ter que falar sobre os navegadores web, efetuar comparações de desempenho, compatibilidades entre Plugins, formatos de áudio e vídeo.
Nos foi apresentado alguns gráficos de analise de desempenho entre os navegadores e o HTML 5, o Browser mais próximo de atingir uma integração perfeita com o HTML 5 até agora e´ o Crhome, seguido de perto pelo Mozilla Firefox e infelizmente o nosso velho conhecido Internet Explorer continua abaixo do esperado ainda se mostra despreparado para o html5.
Dando seguimento a palestra nosso intrépido palestrante nos mostrou algumas linhas de código nos mostrando que a utilização do html5 proporciona a inclusão de arquivos de áudio e vídeo diretamente. na pagina com simples tags.
Foi possível ver também que a própria tag de vídeo renderiza, o arquivo tratando da qualidade, indiferente a resolução utilizada. Também vimos a utilização da Função autoplay.
Algumas utilizações de Drag Drop, função que permite ao internauta, movimentar e reorganizar o layout da sua interface web diretamente no navegador, porém é preciso utilizar alguma linguagem de programação para desenvolver, por utilizar algumas variáveis.
Para saber mais sobre o assunto de uma olhada em:
Podemos observar também que o desenvolvimento de formulários de validação já estão nativos no html5, sem nem mesmo precisarmos de Java Script.
HTML pode até não ser uma linguagem de programação, porém esta cada vez mais próxima disso cada vez mais incorporada com linguagens como Java e cada vez mais fundida com a interpretação dos navegadores.
Após o retorno do Almoço já não tinha duvidas eu estava interessado em saber mais sobre:
Design e Audiovisual em Tecnologias Livres, acho que por ser remanescente do curso Design, este tipo de tópico me atrai muito.
13:30- Design e Audiovisual em Tecnologias Livres
1*-Palestrante: Breno Dallas
Breno Dallas - Fotos Celular Severo TI |
É produtor cultural e audiovisual, e atualmente trabalha com a disseminação do software livre nos Pontos de Cultura de Caxias do Sul, através do Núcleo Audiovisual TME. Licenciado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul, também é produtor de eventos de formação na área da música e do audiovisual, junto ao ManiFestaSol Coletivo
e à De Guerrilha Produções.
1*- Design e Audiovisual em Tecnologias Livres
A palestra visa explanar as variadas ferramentas livres para o desenvolvimento de trabalhos profissionais na área do design e do audiovisual. Produções realizadas nos programas Gimp, Inkscape e Kdenlive serão abertas e revisitadas, para que se possa visualizar de forma prática suas funções e possibilidades gerais dentro de seu contexto de produção.
Minhas anotações
As vantagens, dos softwares livres, começam por favorecer, ao usuário a possibilidade de produzir suas peças com o mesmo requinte de quem usa software proprietário, porém o software livre roda com uma requisito de hardware infinitas vezes mais leve, isso quando comparamos os software aqui apresentados hoje com Adobe, Premiere e outros do gênero.
É Claro que tem alguma desvantagen em algum momento por exemplo o GIMP só Trabalha em RGB, não nos deixa a possibilidade de trabalhar com CMYK.
Atualmente existe um Hack para o photoshop chamado GIMPSHOP.
Outra afirmação do Beno é que software livre também tem potencial comercial, industrial pelo angulo publicitário é possível produzir , peças tão boas quanto se produz utilizando o software pago.
Olha parando um pouco pra pensar, não é a ferramenta que tem a criatividade e capacidade de criar, a criatividade vem do ser humano e não do software.
Trabalhar com vídeo ou arte exige mais do que apenas editar exigem outras coisa como paciência delicadeza pensar no sublime no belo.Também foi exibido um alguns videos para que fosse possivel percebermos a capacidade da ferramenta.
Quem tiver interesse em participar dos Cursos Gratuitos entrar em contato com Breno Dallas:
Facebook: https://www.facebook.com/brenodallas?fref=ts
Ou Pelo e e-mail: breno.dallas@gmail.com
Bom como eu já tinha assistido a palestra Sobre Blender no Flisol do Ano passado então, optei por conhecer alguma coisa mais sobre Python:
14:00hs - Empreendendo com Python
1*-Palestrante: João Luís Tavares da SilvaTecnólogo em Processamento de Dados pela UNISINOS, mestre em Ciência da Computação pela PUCRS, doutor em Mathematique et Informatique pela Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier - França) e pós-doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Pesquisador na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial Distribuída, atualmente é diretor no Instituto Communitas para o desenvolvimento humano e tecnológico que trabalha no desenvolvimento de plataformas virtuais para Educação baseadas em Comunidades de Prática.
Empreendendo com Python
Atualmente, a linguagem de programação Python está entre as 10 linguagens mais utilizadas no desenvolvimento de software. Escolhida pelo Linux Jornal como a melhor linguagem de programação nos últimos anos e figurando na TIOBE Programming Community Index entre as 10 linguagens mais utilizadas, Python vem sendo frequentemente definida como uma plataforma de desenvolvimento, tamanha a sua multiplicidade de aplicações. Python já é considerada uma das melhores linguagens para se iniciar na programação, muitas universidades americanas, e mais recentemente algumas brasileiras, tem adotado Python como primeira linguagem, impulsionando um crescimento sustentável da quantidade de programadores que a conhecem e usam. A sintaxe simples e limpa do Python torna-a fácil de compreender e trabalhar, sendo ideal para ciclos de desenvolvimento rápido exigidos nos dias atuais. Muitas estimativas sugerem que é 5 a 10 vezes mais rápido desenvolver uma aplicação em Python do que em Java, e a diferença é ainda maior quando comparado com C / C++. Programadores se sentem mais produtivos trabalhando com Python e usá-la para prototipagem rápida lhes permite avançar da fase de protótipo, sem perder o trabalho inicial de análise e projeto. Atualmente, as organizações vem sendo desafiadas a fazer mais com menos. Usar Python pode beneficiar estas organizações com um método de baixo custo para aumentar a produtividade do desenvolvimento, ao mesmo tempo que se contruibui para a evolução das aplicações em software-livre e a evolução da linguagem de forma colaborativa. Esta palestra procura dar um panorama do uso de Python por empreendedores da Tecnologia da Informação e Comunicação, ao mesmo tempo que apresenta as várias possibilidades de trabalho, produção, inovação e aprendizagem apresentadas pelo paradigma dinâmico da linguagem Python.
15:00hs - Programação visual e possibilidades musicais com Puredata
1*-Palestrante: Guilherme Santin
Guilherme Santin- Foto Celular SEVERO TI |
Apresentou seu projeto de música eletrônica experimental no Festival Brasileiro de Música de Rua em Caxias do Sul,
e recentemente iniciou seu trabalho na área do audiovisual, fazendo a captação de áudio dos filmes “Proibido Falar Italiano” e “Filme Surdo”, também realizou a sonoplastia do curta “Três Quartos e um Terço”.
Programação visual e possibilidades musicais com Puredata
Apresentação e discussão sobre possibilidades musicais utilizando o ambiente de programação visual Puredata. Nesta palestra, ainda pretendo realizar uma breve introdução ao Puredata, e através de patchs, discutir algumas possibilidades de composição e performance musical utilizando computadores e periféricos como wii-mote, guitar-hero, Reactable e controles USB.
Minhas anotações sobre o tema:
O melhor de tudo entre todas as palestras a do Guilherme Santin e do Breno Dallas foram as melhores no sentido, do impacto filosófico da questão Homem X Maquina, chegamos na aurora dos novos tempos, onde a filosofia e a arte ganham espaço junto da tecnologia se a 2 anos atras, alguém viesse me dizer que músicos, designers, produtores de videos ou culturais de qualquer gênero artístico viesse a dar uma palestra em uma feira de tecnologia eu não acreditaria.
Guilherme Santin- Foto Celular SEVERO TI |
Bom o software apresentado pelo Guilherme é um Software livre Chamado Puredata ele permite que use a lógica computacional, sem código apenas com a manipulação de objetos na tela e a ligação entre esses elementos.
Claro é um software utilizado para produzir musica eletrônica então ritmo e tempo também são manipulados neste aplicativo.
4*-Pure Data (ou simplesmente Pd) é um ambiente de programação gráfica para áudio e vídeo usado como ambiente de composição interativo e como estação de síntese e processamento de áudio em tempo real. Foi originalmente desenvolvido por Miller Puckette (IRCAM) e, por se tratar de um projeto de código aberto, conta com uma grande base de desenvolvedores trabalhando em extensões para o programa.
O Pd pode ser baixado em um pacote para um sistema operacional específico, um pacote com fontes, ou direto do CVS. O Pd é multiplataforma e, portanto, portável, inclusive para computadores de bolso.
Pd trabalha com, digamos, "dados puros". Essa é uma das diferenças entre ele e o Max/MSP, seu concorrente comercial. Por trabalhar assim, seu âmbito de realizações acaba sendo potencialmente muito maior que o do Max/MSP. Os comandos do Pd são muito próximos aos da linguagem de programação C, o que pode facilitar o seu aprendizado para quem já possui um conhecimento prévio dessa linguagem.
Pd foi criado para explorar idéias de como promover e permitir que dados possam ser tratados de maneira mais aberta, facilitando acesso e interligação entre aplicações de áudio, MIDI, gráficas e vídeo, dentre outras possibilidades.
Escrevendo objetos ("externals") ou módulos ("patches", "abstractions") consegue-se ampliar as funcionalidades do Pd. Os trabalhos de muitos desenvolvedores estão disponíveis como parte do pacote básico do Pd e a comunidade de desenvolvedores cresce muito rapidamente.
Desenvolvimentos recentes incluem projetos de sistemas para construção de ambientes de performances; bibliotecas de objetos para "physical modeling"; bibliotecas de objetos para geração e processamento de vídeo em tempo real, etc.
O Pd é muito usado para live-eletronics e síntese de áudio. Esses são alguns dos usos musicais, embora possa ser usado, inclusive, como assistente para composição, como o Open Music, ou, ainda, como interface gráfica para o SuperCollider.
E eu que achava que Musica eletrônica era um DJ e uma picape, me enganei feio a musica computacional também faz parte da musica eletrônica então, Toma papudo!
Mas pra Finalizar concluo como iniciei. O mais importante é que rompemos os paradigmas, a fronteira do rotulo, em que quem gosta ou entende de tecnologia é um nerd, com uma aparência de personagem de programa de humor da tv a cabo.
A verdade é que somos Jovens Alternativos!
E pra finalizar de verdade segue um serviço de utilidade pública
http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2013/pt/index.html
http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2013/pt/index.html
5* - Apresentação
O SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical é um evento bianual com reconhecimento internacional no campo da computação musical, organizado pelo NUCOM, a Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Esta 14ª edição será realizada de 31 de outubro a 2 de Novembro de 2013, em Brasília, e suas atividades planejadas para o SBCM 2013 estão organizadas de acordo com três linhas mestras: (i) as TIC para a produção musical (foco nas Tecnologias de Informação e Comunicação), (ii) a música produzida com o uso das TIC (foco em Música) e (iii) as TIC como mediadoras entre a sociedade e a música (foco no acesso e no consumo de música).
Esta 14ª edição será realizada de 31 de outubro a 2 de Novembro de 2013, em Brasília, e suas atividades planejadas para o SBCM 2013 estão organizadas de acordo com três linhas mestras: (i) as TIC para a produção musical (foco nas Tecnologias de Informação e Comunicação), (ii) a música produzida com o uso das TIC (foco em Música) e (iii) as TIC como mediadoras entre a sociedade e a música (foco no acesso e no consumo de música).
Localização
Esta 14a edição será realizada na em Brasília, capital do Brasil, mais especificamente na Escola de Música de Brasília (EMB).
Vou Automação de Tarefas na Web pois conheço o Eduardo Erlo, já trabalhamos é uma ótima pessoal não fez mal a ninguém uma rapazinho de Ouro! Bom Menino.
15:00hs - Automatização de tarefas na web com python/django
Palestrante: Eduardo Erlo
Trabalhou durante dois anos com Oracle. Fã de python há pelo menos 5 anos, com 3 anos de experiência profissional em Django. Atualmente trabalha no Núcleo de Processamento de Dados da Universidade de Caxias do Sul, com Python e Django.
Eduardo Erlo - Fotos Celular Severo TI |
Automatização de tarefas na web com python/django
Automatização de tarefas na web com python/django: exemplos práticos de projetos existentes utilizados na tentativa de facilitar o dia-a-dia das pessoas. Apresentação da idéia e da estrutura do projeto alfa que acabou na criação do site rastreioautomatico.com.br. Apresentação da idéia de outro projeto alfa(ainda sem nome), com o intuito de buscar preços de produtos em websites das lojas de venda on-line. Demonstração de algumas bibliotecas python para facilitar o acesso http/https, e a manipulação dos retornos dos mesmos(HTML), ao acessar alguns serviços da web, que foram originalmente criados para browsers.
Minhas Anotações:
Atualmente o nosso menino de ouro dirige a Empresa:
Clique na imagem e de uma olhada no site.
Após a sua apresentação pessoal, começamos a conhecer algumas das soluções já desenvolvidas por Eduardo e parceiros:
www.rastreioautomatico.com.br
É uma aplicação web on line que permite que monitora para você o rastreamento de suas encomendas on-line, ao invés de ter que acessar o o site dos correios para verificar onde se encontra o produto comprado por você o sistema rastreioautomatico faz isso pra você. E cada mudança de status de sua entrega você recebe um e-mail lhe informado da alteração de status.
Tivemos a oportunidade de ver o código básico do sistema de rastreamento.
O Serviço é excelente funciona foi realmente testado por alguns dos participantes do evento durante a apresentação.
É Gratuito e palavras de Eduardo Erlo é que se manterá assim no máximo, poderá vir ter alguma publicidade, os banners poderão pagar os custos de hospedagem.
Por sinal foi dada uma dica de Hospedagem onde atualmente o estão hospedados os sites de sua empresa e o de rastreamento de produtos.
Tivemos uma aula na prática de uma outra aplicação que ainda não está estável, aplicação é um motor de busca desenvolvido em Python/Django ele busca em determinado site, o produto que o usuário desejar e retorna ordenado por preços em ordem decrescente.
O Código deve ser publicado na página do Tchelinux mas não encontrei até o final deste texto para poder divulga-lo.
E-mail para contatos Com o Eduardo Erlo:
eduardo.erlo@gmail.com
Bom e finalmente já estava Decidido a assistir a palestra do nosso noobie favorito Carlos Parisoto de quem mais estaríamos falando?
16:30hs - Técnicas para ser um melhor sysadmin
1*-Palestrante: Carlos Alberto Parisotto
Vendabem Informática
e está no Tchelinux como palestrante pelo terceiro ano.
Técnicas para ser um melhor sysadmin
Com base em documentações, bibliografias e experiência própria, essa palestra propõe novas ideias e técnicas destinadas a administradores de sistemas, com o objetivo de trazer melhorias ao cotidiano dos profissionais dessa área.
Vou direto para as minhas anotações:
Carlos nos apresentou 10 Atitudes para ser um Administrador de sistemas ainda melhor. Independente de plataforma que esteja sendo utilizada, se fizermos esses caminho poderemos aumentar a eficiência e produtividade.
- Monitoramento: Nagios, Zabbix, Monit, Zennoss entre tantos outros. Lembre-se Identificar problemas repetitivos e elimina-los traz, tranquilidade para o ambiente de trabalho. elimine o retrabalho.
- Automação de Processo: Utilize scripts, em Shell, Caso use linux utilize o Crontab, Agenda as tarefas para que as maquinas trabalhem por você.
- Padronização: Ambientes padronizados, evitam dores de cabeça, na hora de implementar menos erros devem ocorrer.
- Conheça o Prompt e Comandos do Seu Systema
- Aprenda a Programar: Conheça os recursos Shel do seu Sistema, parta para cima de banco de dados e após aprenda a programa aprenda python.
- Documentação: Auxilia nos processos, Expande o Capital intelectual "Dica Documente para você mesmo"
- Atire na cabeça: (Head Shot) Descubra a causa a raiz do problema, retrabalho é a maior causa de atrasos em entrega de projetos.
- Aprender Inglês: Não é perda de tempo, 90% ou mais dos manuais em inglês, além de agregar inúmeras outras vantagens no cotidiano. "É a língua nativa da informatica"
- Testes: Evita problemas de implementação, Elimina possíveis erros antes da ativação no cliente.
- Poder da Pesquisa: Saber parametrizar no Google, Utilizar o Stark Exchange, Blog e fóruns (Viva o Linux), lembre-se de contribuir nos fóruns e não apenas só usufruir.
Maiores informações sobre estes assuntos:
Ou procure em Prezi: Carlos Parisoto
E assim nos liberamos para o Coffe Breack e para a premiação, Foi sorteado com um brinde bacana uma camiseta em ainda ganhei um noutro sorteio Um Curso 100%
Então obrigado aos que leram até aqui e aos palestrantes obrigado pela boa vontade de participar, e disseminar, o conhecimento gratuitamente.
Espero estar vivo no Ano que vem para poder apreciar oque vocês vão trazer de novidades para nós sucesso a todos.
2- http://www.nagios.com/
3-http://www.valvesoftware.com/company/index.html
4-http://pt.wikipedia.org/wiki/Pure_Data
5-http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2013/pt/index.html
3-http://www.valvesoftware.com/company/index.html
4-http://pt.wikipedia.org/wiki/Pure_Data
5-http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2013/pt/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário