Tecnovidro e Ambiente de Contingência: Prova de que é bem melhor prevenir
13 de julho de 2011
Já imaginou ficar sem qualquer informação da sua empresa, de um dia para o outro?
Pois a Tecnovidro, empresa lozalizada em Farroupilha (RS), poderia ter passado por este sufoco se não tivesse o Plano B, para a segurança de seus dados.
Há mais de 18 anos utilizando os softwares ERPs da Focco, o Grupo Tecnovidro por pouco viu suas informações comprometidas, quando em 2010, registrou o furto de quatro equipamentos da sua estrutura interna de datacenter, entre estes, o servidor de produção Oracle, responsável por armazenar todas as informações geradas pelo FoccoERP.
Por garantia e segurança das suas informações, a Tecnovidro conta com um dos serviços disponibilizados pela Focco, o Ambiente de Contingência. Trata-se da implantação de um servidor extra, que garante a replicação das informações geradas pelo banco de dados Oracle do FoccoERP, no servidor principal.
O gestor de TI da Tecnovidro, Rafael Kurmann explica porque é tão necessária as precauções adotadas para a segurança das informações: “É a parte mais importante da empresa.
De nada adianta ter 16 mil metros de área construída, um valor representativo em maquinário, pessoas trabalhando enfim, ter toda uma estrutura preparada, se não tiver a informação”, diz.
Rafael Kurmann
Para evitar a perda dos dados de seus 12 servidores, o Grupo Tecnovidro adotou uma regrada rotina desenvolvida pela área de TI: “Além da Contingência, temos o Backup em disco, realizado duas vezes por dia, além de um em fita realizado toda a semana”, conta Rafael.
Ele ainda lembra: “Todos os dias verificamos se está ocorrendo a cópia do servidor principal, até que a gente precisou dele verdade”, relembra fazendo menção ao furto ocorrido.
Na ocasião do furto, tendo em vista que a empresa contava com o Ambiente de Contingência, bastou trocar o endereço de IP e a Tecnovidro seguiu operando.
Segundo o relato do gestor de TI, “logo após o furto, a equipe da Focco já estava aqui, e colocamos tudo de volta à normalidade.
A empresa parou apenas um turno, no seguinte já estava faturando graças à agilidade e atenção da equipe Focco, em especial a Infrasserviços”, conta Kurmann.
Estrutura de datancenter interno
O Grupo Tecnovidro conta com uma estrutura interna datacenter, onde se localizam seis servidores físicos e quatro virtuais, telefonia, rede, fibra ótica, modem e roteador.
O acesso é restrito a área de TI da empresa.
Após o furto, a empresa instalou uma porta de segurança de ferro, chumbada e concretada, com uma espessura maior, adequada para dar mais segurança aos equipamentos que abrigam as informações da empresa.
Rafael Kurmann reforça a necessidade desta segurança: “É como se fosse uma corrente, um elo, precisa da máquina, precisa das pessoas, precisa da informação.
Mas veja o exemplo: Se parar uma máquina na produção, a empresa não para; se uma pessoa não vier trabalhar, a empresa não para; mas se parar o sistema, a empresa toda perde o funcionamento.
Nossa preocupação é não deixar isto acontecer”, explica.
Parceria que gera resultados
A Tecnovidro tem 25 anos e é uma dos primeiros clientes da Focco.
O atual gestor de TI da empresa está há pouco mais de quatro anos e garante o relacionamento entre as empresas: “Quando cheguei aqui, entrei com a missão de avaliar os sistemas do mercado para realizar a migração.
Não conhecia ninguém da Focco, tampouco o sistema.
Haviam outras propostas, avaliamos e optamos em permanecer com a Focco. Além do relacionamento, o sistema atendia as necessidades. Não havia porque mudar”.
Para Rafael, a empresa diferencia-se, pois há um relacionamento muito próximo com a direção e equipes, assim como a precisão e agilidade fornecidas pelo sistema, que atende as necessidades estratégicas da empresa.
Kurmann encerra: “Nunca tivemos um problema de paradas na empresa em função do sistema. Sem ele, não fazemos nada”.