Este é um filme que tentei assistir um milhão de vezes e acabei dormindo, mas desta vez estou determinado a ver até o fim por que quero dar minha opinião sobre este filme.
Segue a sinopse e depois vem minha opinião:
Desde a "Aurora do Homem" (a pré-história), um misterioso monólito negro parece emitir sinais de outra civilização interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas liderados pelo experiente David Bowman e Frank Poole é enviada à Júpiter para investigar o enigmático monolito na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000. Entretanto, no meio da viagem HAL entra em pane e tenta assumir o controle da nave, eliminando um a um os tripulantes.
Hal 9000 (sigla para Computador Algorítmico Heuristicamente Programado) é um sistema onipresente e onisciente da nave Discovery, em "2001 - Uma Odisséia no Espaço", de Stanley Kubrick. Com uma avançadíssima inteligência artificial, o sistema, que deveria ajudar o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea), acaba se rebelando, colocando em risco a vida dos tripulantes .
2001 - Uma odisséia no espaço, um clássico da ficção científica, com direção de Stanley Kubrick e roteiro de Arthur Clarke, em que HAL (ou seria paródia a IBM) o cérebro eletrônico que se rebela contra o Criador, com cenas antológicas como a passagem do tempo das cavernas para da corrida espacial, e a trilha sonora com músicas clássicas, filme de 1968, rodado antes do homem descer na Lua, em 1969);
Opinião pessoal:
Continuo achando um filme extremamente, lento e sem ação porém não apenas assiti o filme pesquisei sobre o mesmo li, sobre o assunto em diversos sites é um filme com um pano de funco subliminar.
Agora estou me preparando para ler o o livro para entender ainda melhor a história do filme.
A trilha sonora é cheia de mistério envolve até Pink Floyd em situações como não terem produzido a trilha sonora.
Porém:
Três anos depois surge o álbum "Meddle", com a música "Echoes", que traz uma estrutura que é impressionantemente ajustada às cenas do capítulo "Júpiter e Além", inclusive na duração! Curtam a viagem que é ouvir Pink Floyd aliado às imagens psicodélicas do segmento final de 2001:
Echoes - Pink Floyd 2001 Space Odyssey from
Jordi Bou on
Vimeo.
Apresentação:
Stanley Kubrick (De Olhos Bem Fechados) dirige este clássico da ficção científica, que mostra a interferência de um monolito negro na história da humanidade. Vencedor do Oscar de Efeitos Especiais.
Informações Técnicas:
Título Original: 2001: A Space Odissey
Título Nacional: 2001 - Uma Odisséia no Espaço
Idioma: Inglês
Legendas: Português-BR
Qualidade: DVDRip
Formato de Tela: Widescreen
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 149 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1968
Estúdio: MGM / Polaris
Distribuição: MGM
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
Produção: Stanley Kubrick
Direção de Fotografia: Geoffrey Unsworth e John Alcott
Desenho de Produção: Ernest Archer, Harry Lange e Anthony Masters
Direção de Arte: John Hoesli
Figurino: Hardy Amies
Edição: Ray Lovejoy
Efeitos Especiais: MGM
Elenco:
Keir Dullea (David Bowman)
Gary Lockwood (Frank Poole)
William Sylvester (Dr. Heywood R. Floyd)
Leonard Rossiter (Smyslov)
Margaret Tyrack (Elena)
Robert Beatty (Dr. Halvorsen)
Sean Sullivan (Michaels)
Douglas Rain (Voz de HAL 9000)
Daniel Richter
Premiação:-
Ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Especiais. Além disto, foi indicado em outras 3 categorias: Melhor Diretor, Melhor Direção de Arte e Melhor Roteiro Original.
Curiosidades:
- O nome do computador HAL é uma referência indireta à IBM, gigante do ramo de computação. Cada letra de HAL é exatamente uma anterior, em relação ao alfabeto, às letras de IBM.
- Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke desenvolveram simultaneamente a história de 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Enquanto Kubrick trabalhava em cima do roteiro, Clarke escrevia o livro, com ambos trocando idéias e opiniões durante o trabalho. Era inclusive intenção de Clarke, ao lançar o livro, colocar Stanley Kubrick como co-autor da história, mas o diretor não autorizou a utilização de seu nome.
- Inicialmente era intenção de Kubrick que Alex North, com quem já trabalhara em Spartacus, criasse uma trilha sonora própria para 2001. Entretanto, tempos depois o diretor desistiu da idéia e resolveu por apenas utilizar canções clássicas conhecidas como tema musical do filme. Posteriormente a trilha composta por North foi lançada em CD com o título "Alex North's 2001".
- Douglas Rain, intérprete da voz do computador HAL, não chegou a ir aos sets de filmagem um único dia sequer.
- O filme custou cerca de US$10 milhões, tendo arrecadado mais de US$190 milhões em todo o mundo.
Links para Ler, Assitir e Baixar:
Sites relacionados:
Graças aos links abaixo pude ler e me informar mais sobre o conceito e propósito do filme, deixei de me sentir um leigo pois eu achei um filme muito lento e cansativo de ver mas agora compreendo com clareza a mensagem que o filme quer transmitir.
Nestes links abaixo tem uma descrição muito detalhada sobre o enredo e a parte técnica do filme.
Não recomendo ler este site antes de assistir o filme pode ser considerado Spoiler, mas após ou em conjunto com o filme é ideal para entender o contexto.
No Wikipédia você encontra informações técnicas interessantes e precisas:
Abertura com Audio original:
Esta trilha sonora era a trilha original que deveria ter sido utilizada no filme mas o Diretor mudou durante a edição por que musica clássica de fundo combinou muito mais com um filme quase sem diálogos.
https://www.youtube.com/watch?v=ekDscvvYOFg
2001 - A Space Odyssey - Alex North title
Filme completo on line:
No site Saudade e Adeus você pode assitir o filme completo e de graça basta ter uma boa conexão com a web:
Filme completo para Download:
Livro on line e para Download
INAPE .ORG - LIVRO 2001 UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
Fontes:
http://cubocosmico.blogspot.com.br/
http://cinema.uol.com.br/album/2013/09/03/21-filmes-que-retratam-o-mundo-da-informatica.htm#fotoNav=2
http://letravivadoroig.blogspot.com.br/2009/04/10-filmes-sobre-tecnologia-que-podem.html